Principais pontos turísticos de Tiradentes-MG

Falar sobre os principais pontos turísticos de Tiradentes-MG é como contar um pouco da história da cidade e, consequentemente, do Brasil.

Por isso, ao andar pelas ruas e visitar os locais históricos de Tiradentes, o visitante poderá sentir-se como se estivesse no passado, mas com todo o conforto e comodidade que agora a cidade pode oferecer.

Principais pontos turísticos de Tiradentes-MG

Igreja Matriz de Santo Antônio

A construção da Igreja Matriz de Santo Antônio se deu no século XVIII e é o maior tempo católico de Tiradentes, em Minas Gerais.

A Matriz é um grande exemplo do estilo barroco e rococó presente na cidade e possui na sua fachada alguns entalhes criados por Aleijadinho.

Além disso, muitos dizem ser uma das igrejas que possuem mais ouro no seu interior, ocupando a segunda ou a terceira posição neste quesito.

Endereço:Rua Padre Toledo, 2 – Centro
Telefone:(32) 3355-1238
Igreja Matriz de Santo Antonio - Tiradentes - MG

Câmara Municipal

Belo exemplar da arquitetura setecentista, a Câmara Municipal de Tiradentes fica nas proximidades da Igreja Matriz de Santo Antônio, indicando que política e religião ocupavam lugar de destaque à época.

Os principais indícios indica que a construção data de 1718 e fora construída para exercer as funções da Casa de Câmara da Vila.

É um excelente exemplo de arte rococó e hoje é um dos monumentos mais importantes da cidade.

Endereço:Rua da Câmara, S/N – Centro
Telefone:(32) 3355-1433
Câmara Municipal de Tiradentes - MG

Capela Nossa Senhora das Mercês

A Capela Nossa Senhora das Mercês foi construída no final do século XVIII e localiza-se no Largo das Mercês.

Conta com lindos exemplares de arte rococó/barroca e é mais um exemplo da religiosidade que exalava na época da exploração do ouro na cidade e, ainda, posteriormente a isso.

Endereço: Largo das Mercês, s/nº – Centro
Capela de Nossa Senhora das Mercês Tiradentes-MG

Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza

A Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza foi inaugurada em 1782 e possui traços de arte barroca/rococó e o que mais chama atenção é sua fachada simples.

O mais marcante na capela é a imagem do Jesus Cristo agonizante em um altar com pinturas florais coloridas.

Endereço:Largo das Forras, S/N – Centro
Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é considerada como sendo a obra religiosa mais antiga da cidade, tendo sido construída entre os anos de 1708 e 1719.

Foi construída por negros e escravos para o uso deles próprios. Seu interior conta com ouro que fora “roubado” nos garimpos e trazido para o interior da igreja nos cabelos e nas unhas dos escravos.

Em toda a construção é possível encontrar símbolo de religiões de origem africana, que fora segregada durante o referido período.

Endereço:Rua Direita, S/N
Telefone:(32) 3355-1220
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Museu Casa do Padre Toledo

O Museu Casa do Padre Toledo foi inaugurado em 1973 e fora casa do Padre Carlos de Toledo, vigário da Freguesia de Santo Antônio de São José del-Rei, antiga Tiradentes.

O museu conta com um acervo com peças sacras, documentos, móveis e pinturas. As visitas são guiadas a os turistas podem ficar sabendo um pouco mais sobre a história da cidade.

O casarão foi palco de importantes reuniões da Inconfidência Mineira.

Endereço: Rua Padre Toledo, 158 – Centro
Telefone:(32) 3355-1549
Museu Casa Padre Toledo

Santuário da Santíssima Trindade

Palco da maior festa religiosa da região, o Santuário da Santíssima Trindade é um outro belo exemplar de arte barroco/rococó presente na cidade de Tiradentes-MG.

Fora inicialmente construída como Capela, mas elevada à condição de Santuário Diocesano em 17 de junho de 1962.

Endereço:Praça Padre José Bernardino, S/N – Santíssima
Telefone:(32) 3355-1220
Santuário da Santíssima Trindade

Chafariz de São José

O Chafariz de São José é datado de 1749 e era a principal fonte de abastecimento de água durante o período colonial na cidade de Tiradentes-MG.

A obra foi construída pela Câmara Municipal de São José Del Rei, que viu a necessidade da construção de um chafariz para melhorar o abastecimento de água na cidade.

Atualmente é um dos monumentos mais visitados da cidade.

Endereço:Rua do Chafariz, S/N
Chafariz de São José

Instituto Mario Mendonça

Um local para quem gosta de artes, especialmente artes sacras e obras do artista plástico Mario Mendonça.

Do lado da Capela Nossa Senhora das Mercês e de fácil acesso, o passeio guiado pelo Instituto Mario Mendonça é indispensável para grande parte dos visitantes da cidade de Tiradentes.

Endereço:Praça das Mercês, 149
Telefone:(32) 3355-1260
Instituto Mario Mendonça

Passos da Paixão de Cristo

Os Passos da Paixão de Cristo são charmosas capelas que contam a história do martírio de Jesus Cristo nos momentos finais da sua vida.

Os passos, ou passinhos, são comuns em cidades históricas e a cidade de Tiradentes conta com Passos da Cadeia, do Largo do Ó, do Largo da Câmara, da Rua Direita, da Rua das Forras, da Rua do Sol e do Largo das Forras.

As capelas por fora já representam obras de arte, porém são abertas para apreciação somente em eventos religiosos.

Passos da Paixão de Cristo

Museu de Sant’Ana (Antiga Cadeia)

O Museu de Sant’Ana foi inaugurado em 2014 no prédio da antiga cadeia da cidade, sendo um dos mais organizados para a visitação na cidade de Tiradentes-MG.

Anteriormente, de 1986 a 2005, funcionou no local o Museu de Arte Sacra Presidente Tancredo Neves com peças doadas por particulares.

A atual administração do prédio e do museu pertence ao Instituto Cultural Flávio Gutierrez.

Endereço:Rua Direita, 93
Telefone:(32) 3355-2798
Museu de Sant'Ana

Capela de São João Evangelista

A Capela de São João Evangelista têm sua construção datada no século XVIII, mas sua finalização somente ocorreu no século XIX.

Esta é uma das simples igrejas da cidade, pois não possui torres na sua fachada e o sino é mantido em uma de suas janelas.

Embora isso seja verdade, no interior da igreja é possível ver três altares com arte rococó e nela está sepultado o compositor Manoel Dias de Oliveira.

Endereço:Rua Padre Toledo, 242
Capela de São João Evangelista

Capela de São Francisco de Paula

A Capela de São Francisco de Paula é muito procurada pelos turistas, porque é situada no alto de um pequeno morro e, por isso, possui uma das mais belas vistas da cidade de Tiradentes-MG.

Sua construção ocorreu em meados do século XVIII e apresenta fachada simples, não possui torres e possui duas sineiras nas laterais.

Endereço:Rua Nicolau Panzera, s/nº – Centro
Capela de São Francisco de Paula

Capela de Santo Antônio da Canjica

A Capela de Santo Antônio da Canjica recebe este nome porque, no local onde ela está situada, foram encontradas pepitas de oro do tamanho de grãos de milho de canjica.

Não há uma data de construção oficial, mas especula-se que a capela seja do início do século XVIII.

A construção não se encontra no núcleo histórico da cidade, mas é considerada pelo IPHAN como sendo parte do conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade.

Endereço:Rua João Andrade Gomes, 11 – Parque das Abelhas
Capela de Santo Antônio da Canjica

Maria Fumaça e Estação Ferroviária

O passeio de Maria Fumaça é tradicional na cidade e muitos dos visitantes gostam de fazê-lo. O trajeto liga as cidades de Tiradentes e São João del-Rei e foi inaugurada em 1881 por Dom Pedro II.

A Estação Ferroviária é outro ponto turístico que chama atenção, pois é um monumento histórico e, em São João del-Rei, existe o museu ferroviário que pode ser visitado.

Endereço:Praça da Estação s/nº
Maria Fumaça

Ponte das Forras

A Ponte das Forras está localizada no centro histórico da cidade e liga o Largo das Forras ao Largo das Mercês.

A construção é datada do século XVIII e fora construída para ser uma travessia sobre o Ribeirão de Santo Antônio para que os bandeirantes pudessem chegar na mina de ouro no lugar conhecido como “Canjica”.

Endereço:Rua Silvio Vasconcelos, 156-162
Ponte das Forras

Largo das Forras

O Largo das Forras é a principal praça da cidade de Tiradentes-MG e o ponto de partida de muitos turistas para as atrações disponíveis na cidade.

Aqui são encontrados bares, restaurantes, pousadas, informações turísticas e lojas de artesanatos, além de várias construções históricas, como a Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza e o Monumento a Tiradentes.

Endereço:Rua Silvio Vasconcelos, 86
Largo das Forras

Antigo Prédio da Prefeitura Municipal

Único casarão em Tiradentes-MG a possuir três andares, a construção impotente data do ano de 1720 e está localizado no Largo das Forras e abrigava a Prefeitura Municipal da cidade.

Atualmente o prédio é utilizado pelo Departamento Municipal de Transito e pela Secretaria de Turismo.

Endereço:Rua Resende Costa, 71
Antigo prédio da Prefeitura de Tiradentes

Centro Cultural Yves Alves

O Centro Cultural Yves Alves é um espaço destinado a realização de exibições teatrais, exposições, mostras de cinema, shows e outros eventos artísticos e culturais na cidade de Tiradentes-MG.

O Centro Cultural é administrado pelo SESI – Serviço Social da Indústria e Instituto Estrada Real desde 2009 e fica abrigado em meio a estonteantes construções históricas do período colonial brasileiro.

Endereço:Rua Direita, 168
Telefone:(32) 3355-1604
Centro Cultural Yves Alves

Sobrado Aimorés

O Sobrado Aimorés é uma construção imponente do século XVIII, sendo um dos símbolos da cidade por causa da sua arquitetura diferenciada.

Atualmente a casa é abrigo da arquiteta Ivana Marcondes Rodrigues, que promove eventos culturais e artísticos, e ali também funciona o Centro de Cultura e Patrimônio, Memória e Cidadania de Tiradentes.

Endereço:Rua Direita, 159
Sobrado Aimorés

Casa do Comendador Assis

A Casa do Comendador Assis foi residência do comendador Carlos José de Assis na segunda metade do século XIX e ele era tido com uma das pessoas mais estimadas pelos cidadãos tiradentinos.

Atualmente abriga a Escola Municipal Marília de Dirceu.

Endereço:Largo do Sol, s/nº
Casa do Comendador Assis

Monumento a Tiradentes

Monumento construído para homenagear o que hoje é tido como herói, e principal nome, da Inconfidência Mineira. Isso porque a cidade é o local de nascimento do mártir, embora existam pessoas que contestem isto.

O Monumento a Tiradentes foi construído em 1892 para celebrar o centenário da morte deste.

Endereço:Largo das Forras
Monumento a Tiradentes

Casa de Custódio Mesquita

A Casa de Custódio Mesquita é a residência onde o compositor Custódio Gomes viveu. Ele faleceu em 1919 e a casa pertence aos seus herdeiros.

Atualmente está em funcionamento no local uma loja de artesanatos e é um dos pontos para comprar lembranças da cidade de Tiradentes-MG.

Endereço:Rua Padre Toledo, 114
Casa de Custódio Mesquita

Poço da Matriz

O Poço da Matriz fornecia água potável à população antes da construção do Chafariz de São José.

Está localizado atrás da Matriz de Santo Antônio, porém não há nenhuma sinalização e é necessário pedir auxílio a uma pessoa que conhece melhor o local para que se tenha acesso mais rápido à construção simples.

Endereço: Rua Padre Toledo, 2
Poço da Matriz

Sobrado Ramalho

O Sobrado Ramalho foi a casa da família Ramalho, fundadora da tradicional Orquestra e Banda Ramalho e é o mais antigo sobrado da cidade de Tiradentes-MG.

Atualmente abriga o Escritório Técnico do Iphan, a secular Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, o Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes e a Sociedade dos Amigos de Tiradentes

Endereço:Rua da Câmara, 124 
Telefone:(32) 3355-1315(Iphan)
Sobrado Ramalho

Solar do Padre Caldeira

O solar pertenceu ao Padre João Batista Caldeira e possuía uma capela aberta à visitação pública. Atualmente é um espaço para leitura e para a divulgação cultural na cidade de Tiradentes-MG.

Abriga o Instituto Cultural Biblioteca do Ó, que fora fundado em 1996, onde é possível ver várias exposições literárias, artísticas e culturais, além de ser uma bela construção histórica.

Endereço: Largo do Ó, 1
Solar do Padre Caldeira

Bosque Mãe D’água

O Bosque Mãe D’água é o lugar de onde vem a água que abastece o Chafariz de São José. Possui um aqueduto de pedra, construído em 1749, utilizado para abastecer a cidade no período colonial e está em funcionamento até os dias atuais.

Ideal para quem deseja caminhar ao ar livre por uma linda paisagem cercada pela natureza aos pés da Serra de São José.

Endereço: Rua do Chafariz, S/N
Bosque Mãe D'água

Balneário Águas Santas

O Balneário Águas Santas é o nome mais conhecido do Balneário Gabriel Passos, que, por sua vez, é administrado pelo Codemge.

O local fica aos pés da Serra de São José e possui infraestrutura completa para recepcionar os visitantes, com restaurante, banheiros e bar.

Suas piscinas possuem água natural corrente, com a temperatura de 27,5º C, e possuem propriedades que são indicadas para o tratamento de doenças renais e da pele.

Endereço:Avenida Presidente Castelo Branco, S/N
Telefone:(32) 3371-7154
Balneário Águas Santas

Serra de São José

A Serra de São José é o local ideal para quem gosta de se aventurar por trilhas e estar em contato com a natureza preservada.

Existem várias opções de passeio para quem deseja conhecer a Área de Proteção Ambiental(APA) São José e suas belezas naturais.

Possui mirantes, cachoeiras, estradas históricas e, é claro, trechos preservados da Mata Atlântica.

Endereço:Antiga estrada Tiradentes
Serra de São José

Como conhecer os principais pontos turísticos de Tiradentes-MG?

O ideal é que o visitante procure um guia ou uma agência de turismo na cidade para que possa planejar todos os locais que deseja visitar.

Como a cidade é pequena e encantador, por isso o visitante não demorará muito para conhecer todos os monumentos históricos. Porém pode ser necessário um bom tempo para conhecer todas as histórias que a cidade de Tiradentes tem a oferecer.

Dizemos isso porque a cidade é importantíssima nos eventos da Inconfidência Mineira, foi um dos maiores locais de exploração de ouro em Minas Gerais e um dos pontos onde ocorreu a Guerra dos Emboabas.