História da Cidade de Tiradentes-MG

História da cidade de Tiradentes Minas Gerais

A história de Tiradentes, em Minas Gerais, começa no ano de 1702, quando João de Siqueira Afonso, um ativo bandeirante paulista, descobriu ouro nas encostas do que hoje é a Serra de São José.

Para explorar o ouro na região, fundou-se um arraial com o nome de “Santo Antônio do Rio das Mortes”. Posteriormente este arraial passou a se chamar “Arraial Velho de Santo Antônio” para diferenciá-lo do “Arraial Novo do Rio das Mortes”(que atualmente é a cidade de São João del-Rei).

No ano de 1718 o arraial foi elevado ao status de vila, passou a se chamar “Vila de São José do Rio das Mortes”, em homenagem a D. José I, e desmembrou-se da Vila de São João del-Rei. Mais tarde o nome mudara para “São José del-Rei”.

Em 1860 a vila elevou-se à categoria de cidade e continuou a levar o mesmo nome. Então, em 06 de dezembro de 1889, a cidade passou a se chamar Tiradentes-MG em homenagem a Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, que nasceu na Fazenda do Pombal, localizada entre a cidade e São João del-Rei. Segundo algumas informações, a mudança do nome para o atual teria acontecido sob influência de Silva Jardim, um importante ativista político que teve grande participação no movimento republicano.

História de Tiradentes-MG Igreja Matriz de Santo Antônio em Preto e Branco
História de Tiradentes-MG: Igreja Matriz de Santo Antônio em preto e branco(fonte: IPHAN)

Fatos curiosos sobre a história de Tiradentes-MG

  1. A Vila de São José, antigo nome da cidade, foi um importante centro de extração de ouro durante o século XVIII em Minas Gerais.
  2. Joaquim José da Silva Xavier, herói nacional conhecido como Tiradentes, nasceu na Fazenda do Pombal, localizada entre a cidade que agora leva seu nome e São João del-Rei.
  3. A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi tramada em várias cidades, inclusive na casa do vigário Toledo, em “São José del-Rei”(nome antigo da cidade). Atualmente a casa é o Museu Padre Toledo, em homenagem a estes momentos importantes.
  4. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é o autor da fachada da Igreja Matriz de Santo Antônio. Este é o mesmo artista que criou os profetas na igreja de Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas-MG.
  5. Guerra dos Emboabas, que ocorreu em 1708, teve um capítulo importante na Ponta do Morro, que atualmente é a cidade de Tiradentes-MG. A cidade, então, foi palco das sangrentas lutas entre paulistas e os emboabas pelo controle das jazidas de ouro da região.
  6. O dia da cidade é comemorado em 19 de janeiro, data em que o arraial da Ponta do Morro de Santo Antônio se tornou Vila de São José do Rio das Mortes.
  7. A cidade é É Termo da Comarca de São João del-Rei.

Nomes antigos da cidade

A cidade de Tiradentes-MG contou com vários nomes ao longo da sua história e vários deles são desconhecidos da população. Nas buscas por arquivos históricos e em órgãos governamentais que fizemos encontramos os seguintes nomes para denominar a cidade ao longo do tempo:

  • Arraial da Ponta do Morro de Santo Antônio
  • Arraial de Santo Antônio
  • Arraial Velho do Rio das Mortes
  • Arraial Velho de Santo Antônio
  • São José da Ponta do Morro
  • Vila de São José do Rio das Mortes
  • Vila de São José del-Rei
  • Cidade de São José del-Rei

Em 06 de dezembro de 1889 a cidade passou, então, a ter definitivamente o nome de Tiradentes-MG, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes – herói nacional e principal nome da Inconfidência Mineira.

Perguntas frequentes sobre a cidade

Fontes: Governo de Minas Gerais | Wikipédia | IBGE