Formação dos governos modernos

Muitos países influenciados por famosos modelos gregos de república como as da Roma, Atenas, Esparta chamada de república (clássica)  onde com votos os habitantes poderiam escolher o chefe de Estado.

As nações adotaram  e adaptaram esse modelo de governo, transformando os habitantes em cidadãos, a democracia o voto, foram se modificando através da história iremos falar sobre algumas dessas mudanças quem pode votar.

Quem pode se candidatar a cargos públicos , enfim o povo tem voz e viva a república como gritaram os franceses após sua independência.

governos modernos

Governos modernos

Alguns governos continuam mantendo a monarquia, o poder absolutista como forma de governo por resistência a mudar algumas tradições, mas na maioria das grandes nações o modelo adotado é de república seja capitalista ou socialista.

São comandadas por um líder escolhido e eleito pelo povo as proclamações chegaram com muita luta afinal ninguém queria perder o poder absoluto.

Mas o povo guerreiro lutou bravamente fazendo atos de manifestação em prol de seus direitos e da criação de uma constituição justa.

Muitos opositores caíram perante essa luta pessoas foram silenciadas, algumas exiladas, no Brasil por exemplo antes ainda teve um golpe militar um curto período de ditadura para então se ter processo de iniciação da república.

Forma de governo

Depois das eleições com o candidato já eleito ele escolhe seus ministros, o povo ainda tem que votar para escolher os deputados estaduais e federais, senadores, governadores e prefeitos de cada Estado.

Os mesmo que vão tratar de todos assuntos da nação e deverão atender aos pedidos do povo, e melhorar a saúde, educação, segurança, promover a cultura preservar o patrimônio público e histórico do país.

No modelo atual se divide em conservadores e liberalismo, os conservadores querem uma economia forte e os liberalistas querem um crescimento social do Estado como um todo.

Pontos negativos

Pontos negativos é que nem sempre o presidente escolhido agrada a todos ou consegue fazer o que prometeu e acaba deixando o mandato com pontos inacabados.

E por um “ego” o sucessor quando é de outro partido não dá continuidade isso atrasa e atrapalha a vida dos cidadãos de bem, outro ponto negativo vemos na situação atual do Brasil com gastos exorbitantes com a máquina pública.

Pontos positivos

Os pontos que favorecem o novo modo de governo são valorização do indivíduo dando mesmo valor ao voto do pedreiro comparado com o do advogado.

Um grande crescimento dos países com esse sistema pela fácil comunicação com outras nações, a melhora na organização política, dando a cada cargo uma função, representatividade diferente, tudo isso coincide com a melhora da estrutura tanto industrial e comercial, como infraestrutura do país.

Resultado

O resultado na aplicação foi a elevação do patamar dos países para emergentes e de grande potencial, com esse sistema é possível evitar que futuro tirano assuma o poder ilegivelmente.

A democracia na república é algo muito valorizado na sociedade, e as eleições são uma verdadeira festa democrática onde se faz a vontade da maioria dos eleitores do país. E qualquer um com vontade de mudar o país pode se candidatar.

Deixe um comentário