Quem tem Direito ao Bolsa Família e Como Receber o Benefício

Você sabe quem tem direito ao Bolsa Família 2021? Caso não saiba está no lugar certo, porque ao longo deste artigo verá quem pode receber o benefício social e como fazer para receber o Bolsa Família 2021 no seu município. Já adiantamos que, para receber o benefício de forma regular, é preciso que a família esteja em condição de extrema pobreza ou de pobreza levando em consideração a renda per capita familiar.

Quem tem Direito ao Bolsa Família

Quem tem Direito ao Bolsa Família 2021?

O Bolsa Família 2021 é destinado às famílias que estiverem em:

Situação de extrema pobreza

São aquelas famílias que possuem renda per capita de, no máximo, R$ 89,00. Neste caso todas elas recebem, mesmo que não possuam menor de idade ou gestante na composição familiar.

Situação de pobreza

São aquelas famílias que possuem renda per capita de R$ 89,01 a R$ 178,00. Neste caso só receberão aquelas que possuírem pelo menos uma gestante ou um menor de idade na composição familiar.

Como Fazer para Receber o Bolsa Família 2021?

Como Fazer para Receber o Bolsa Família

Para receber o benefício social a família deve procurar o CRAS mais próximo para entender quais são os procedimentos necessários para fazer o Cadastro Único no município. Normalmente é necessário agendar um horário e comparecer ao local correto no horário marcado, levando consigo a documentação necessária, para responder a um questionário socioeconômico e fazer o cadastramento.

Nesse questionário serão solicitadas informações importantes como renda recebida por cada um dos indivíduos da família, escolaridade dos moradores da residência e situação do domicílio que serve de moradia. Por isso, é necessário levar uma pessoa que conheça bem esses dados caso quem for fazer o cadastro não os saiba.

Documentos necessários

Para fazer o cadastramento é obrigatório levar:

  • CPF, Título de Eleitor ou Termo RANI do responsável familiar;
  • qualquer documento dos demais integrantes familliares.

Os documentos válidos são: CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, Termo RANI, Certidão de Casamento e Certidão de Nascimento. Além disso, documentos como contracheque das pessoas que trabalham e declaração escolar das pessoas que estudam podem ser importantes para agilizar o atendimento e prestar informações mais precisas.

FAQ – Perguntas Frequentes

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