Consultar Número do NIS

O Número de Identificação Social (NIS) é um registro para quem recebe diversos benefícios do governo federal, como o PIS. 

Qualquer cidadão que possuir cadastro na Previdência Social ou Ministério do Trabalho já possui o seu número de registro. Porém para vincular este número aos diversos benefícios é necessário de cadastrar no cadastro único.

É possível consultar seu NIS através da internet sem muito trabalho, veja como neste artigo.

como consultar nis

Como descobrir o número do NIS?

É possível descobrir seu número através de dois portais, o do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) no endereço eletrônico https://cnisnet.inss.gov.br/ e o do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) no endereço eletrônico https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/.

Para consultar o NIS no site do CNIS é necessário clicar em “Inscrição” e depois em “Filiado”, um formulário será exibido. Preencha apenas os dados obrigatórios, como nome completo, nome da mãe, CPF e data de nascimento.

Após o preenchimento, será exibida uma mensagem de erro em vermelho, informando que os seus dados já constam nos bancos de dados do CNIS e irá informar o seu número do NIS.  Basta anotá-lo e depois guardar em lugar seguro.

Também poderá entrar pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social e ir até Consulta Cidadão. O procedimento é parecido, basta preencher o formulário e o site te levará a outra página com todas suas informações inclusive o número do NIS.

Caso nenhuma das tentativas traga resultado, você deverá ir até a Caixa econômica federal e solicitar seu número NIS, que é impresso na hora.

Importância do Cadastro Único 

O Cadastro Único é a porta de entrada do cidadão para os programas sociais do governo federal, é com as informações fornecidas pelo cidadão que o governo identifica as famílias de baixa renda, conhece a realidade dessas pessoas e principalmente as necessidades de cada um.

O cidadão pode se inscrever no cadastro único no centro de referência da assistência social (CRAS). Podem se inscrever famílias que tenham renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo.

Veja alguns dos benefícios NIS

Muitas pessoas acreditam que o NIS e o cadastro único só são necessários para conceder o programa Bolsa Família, mas na verdade há diversos benefícios através do cadastro único. Vamos conhecer alguns destes benefícios: 

– Desconto na conta de energia elétrica:  para obter esse benefício a família precisa ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.  Com ele a família tem desconto de Tendo 40% a 70% dependendo do consumo de energia.

– INSS da dona de casa:  mulheres que não trabalham fora, têm direito de pagar o INSS no valor de R$ 36, 99, tendo direito a auxílio doença, licença maternidade e aposentadoria. Tem que ter uma renda familiar de até dois salários mínimos para obter este benefício.

– Telefone popular : benefício de pagar apenas R$ 15,00 reais em uma linha de telefone fixo, para isso renda per capita familiar deve ser até meio salário mínimo.

– Programa minha casa minha vida: este programa engloba inscrições para obter casas populares, na seleção tem preferência quem tem cadastro único.

– Isenção da taxa de inscrição de concursos públicos:  a pessoa que possui cadastro único é isenta da taxa de inscrição em qualquer concurso público.

– PRONATEC: uma parceria entre MDS com o Departamento de Promoção Social e o SENAI, promovem cursos de capacitação para jovens maiores de 18 anos, com no mínimo a oitava série, e com cadastro único.

Conclusão: Viu? É super simples consultar número do NIS!

Muita gente pensa que através do NIS só pode ter o benefício do programa bolsa família, mas na verdade diversos benefícios do governo federal podem ser acessados com o NIS. 

Infelizmente muitas pessoas não sabem sobre os diversos benefícios e direitos que possuem, mas são mais de 20 benefícios exclusivos para cada perfil, vale a pena realizar o cadastro único e conferir um programa que se encaixe na sua necessidade.

Deixe um comentário