Cachoeiras em Tiradentes – MG

As construções históricas são as principais atrações turísticas para os visitantes da cidade, mas também têm belas cachoeiras em Tiradentes-MG para aqueles que desejam contato com a natureza e querem se refrescar durante o calor no município de Minas Gerais.

Os locais onde encontram-se as cachoeiras são de fácil acesso na maioria dos casos, apesar de algumas serem distantes, e a água delas é límpida e gelada na maior parte do tempo. Por isso são locais tranquilos para levar as crianças durante o calor ou para aqueles que gostam de cachoeiras e relaxamento em contato com a natureza.

Cachoeira Paulo André

Cachoeira Paulo André

Localizada a cerca de 2 km do centro de Tiradentes-MG, a Cachoeira Paulo André é a mais próxima para quem sai do centro e a opção mais adequada para quem quer curtir as belezas naturais da cidade sem ter de fazer longas caminhadas.

A cachoeira é formada por pequenas quedas d’água e pequenos poços, por isso é ideal para banhistas que desejam relaxar em um local tranquilo cercado pela natureza.

A água é cristalina e gelada, o que favorece a visita no verão com o calor que faz na cidade nesta época do ano.

Para chegar à cachoeira, partindo do centro da cidade, pode-se ir de carro até um certo ponto. Após isso é preciso caminhar por uma trilha de aproximadamente 700 metros, nada muito difícil e ideal para levar crianças para brincar.

Cachoeira do Mangue

Cachoeira do Mangue

A Cachoeira do Mangue é um pouco mais distante e está localizada aos pés da Serra de São José. A caminhada a ser feita é de 30 minutos a 1 hora pela bela Trilha do Mangue para que se possa usufruir desta beleza natural.

Possui boa sinalização, porém a sugestão é que o visitante seja acompanhado de um guia local para que não se perca nas várias trilhas que se cruzam no caminho.

A cachoeira possui três quedas d’água e várias piscinas naturais com água cristalina no seu entorno. Os banhistas devem tomar cuidado, pois o fundo é pedregoso e possui diferentes profundidades.

No topo da cachoeira está localizado o mangue, constituído por uma área plana de, aproximadamente, 1000 m². O mangue é permanente e isso ocorre devido às nascentes próximas ao local.

Cachoeira do Carteiro e Poço da Coca Cola

Cachoeira do Carteiro e Poço da Coca Cola

A Cachoeira do Carteiro pode ser acessada por meio da Trilha do Carteiro, que exige um pouco mais de preparo físico para ser percorrida devido às subidas íngremes. Embora isso seja verdade, o caminho vale a pena pelas belezas naturas e pela cachoeira que leva o mesmo nome.

A cachoeira apresenta quedas d’água formadas pelas nascentes do Córrego do Riacho, que passa no centro da cidade de Tiradentes.

O Poço da Coca Cola é um poço fundo onde deságua a cachoeira e recebe este nome por possuir aspecto semelhante ao refrigerante. Abaixo ainda existem outros poços, sendo o mais marcante um belo poço de cor dourada.

A água é bem gelada, por isso os poços são uma parada refrescante para a intensa caminhada feita para os visitantes da trilha.

Cachoeira do Bom Despacho

A Cachoeira do Bom Despacho é uma das mais famosas da região e, embora fique a aproximadamente 5 km de Tiradentes-MG e pertença à cidade de Santa Cruz de Minas, é uma das paradas mais comuns de quem visita a cidade histórica e quer ter contato com a natureza.

Ela localiza-se no trecho da Estrada Real que liga Tiradentes a São João del-Rei e é possível ir de carro até suas proximidades, o que torna o passeio bem agradável para quem gosta de curtir piscinas naturais e quedas d’água.

As águas da cachoeira são provenientes da Serra de São José, sendo geladas e límpidas, com coloração naturalmente escura, ideal para quem quer se refrescar em um dia de calor.

Os poços são tranquilos e podem ser usados para banho e para nado, podendo ser frequentados por crianças e adultos sem grandes problemas de segurança.

Ao lado da cachoeira também é possível ver o Primeiro Marco da Estrada Real, que também é muito visitado e possui grande importância na história da região.

Cachoeira do Índio

Cachoeira do Índio

A Cachoeira do Índio fica localizada acima da Cachoeira do Bom Despacho e pode ser acessada por meio de uma pequena trilha íngreme do lado desta.

Por possuir acesso um pouco mais difícil, encontra-se em melhor estado de conservação natural e é menos visitada.

Apresenta uma grande queda d’água, mas o poço embaixo é raso e pode ser utilizado por adultos e crianças. Na parte superior existe uma série de poços estreitos e profundos, que são ideais para relaxar em um dia de calor.

Cachoeira dos Anjos

Cachoeira dos Anjos

A Cachoeira dos Anjos, por usa vez, está situada acima dos poços superiores da Cachoeira do Índio, possuindo maior volume e duas quedas d’água, sendo uma delas escondida e com acesso mais difícil.

Possui poços profundos e lodo nas pedras, por isso o visitante deve tomar cuidado para não ocorrerem acidentes. Além disso, não é recomendada a presença de crianças no local, embora seja possível com a supervisão de adultos.

Aqueles que acessarem a Cachoeira dos Anjos podem sentar-se debaixo da queda d’água e relaxar com uma massagem natural das águas geladas provenientes da Serra de São José.

Poço Fundo

Poço Fundo

O Poço Fundo está situado acima da Cachoeira dos Anjos e pode ser acessado por meio de uma trilha lateral que leva à Cachoeira do Mangue.

O poço é grande e fundo, por isso é destinado apenas para quem possui destreza na natação. Além disso, parte do poço fica encoberto pela vegetação rasteira e não existe parte rasa ou apoio fácil para manter-se na beira, por isso recomenda-se cautela ao entrar na água neste.

Conclusão sobre as Cachoeiras em Tiradentes-MG

Cachoeiras em Tiradentes - MG

As cachoeiras em Tiradentes-MG são excelentes opções para quem quer ter contato com a natureza e gosta de caminhar por trilhas, por isso é uma atração muito requisitada para os adeptos do ecoturismo.

Recomenda-se a visita a elas somente na época de calor, porque as águas das cachoeiras na cidade são bem geladas e pode não ser tão agradável banhar-se nelas durante dias frios.

Sugerimos, ainda, que os visitantes procurem auxílio de um guia local ao andar pelas trilhas da região, pois existem várias rotas e uma pessoa pode facilmente se perder pelos vários caminhos existentes.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.